Serra do Salitre AGORA. Agora você está conectado com nossa cidade e região. 

PARA REPORTAGENS E COMERCIAIS ENTRE EM CONTATO  POR E-MAIL: serradosalitreagora@gmail.com  TEL.:   Whatsapp (34) 9.9912-9190 (vivo)

CASA DA CULTURA DE SERRA DO SALITRE/MG

 

HISTÓRIA

 

A Casa da Cultura de Serra do Salitre, nasceu de um grande sonho acalentado pelo Pe. José Vitor, o padre que mais tempo aqui viveu.

 

Como era um padre super culto, bem informado, dedicado ao estudo permanente, investia muito na aquisição de livros de grandiosa importância e de conteúdo dos mais variados. Aos poucos estas constantes compras foram possibilitando a formação de uma biblioteca ampla e rica.

 

Ao sentir o peso dos anos, passou a mensagem aos mais próximos de sua convivência de que seu maior sonho era deixar para a cidade esta preciosidade, que deveria ser organizada como fundação, já providenciando lista  de volumes de coleções preciosas e documentação necessária para a criação Casa da Cultura local.

 

Após sua morte, alguns que julgavam não ser necessário respeitar o valor sentimental, cultural e financeiro destes livros, tentaram levá-los para outras cidades sob alegações infundadas, uma vez que nenhuma delas justificaria este ato.

 

Membros da cidade tomaram a frente e a disposição de impedir esta afronta a população serralitrense, e usaram os mecanismos legais para que os livros retornassem novamente a cidade, e fosse disponibilizado á população na Casa da Cultura, como era o desejo do vigário.

Os livros voltaram, mediantes inúmeras medidas, e os que haviam praticado tais abusos e desrespeito não tardou em receber transferência para outra cidade, deixando em paz a população.

 

A partir daí as administrações municipais que se seguiram, tomaram para si a responsabilidade de mantê-la aberta, organizada e cuidada, disponibilizando á população visitá-la e saber de sua história, conhecendo importantes objetos, fotos etc,

 

O livro escrito pelo Jornalista Ernandes Pereira sobre a cidade, a ser publicado brevemente, irá trazer em detalhes esta história. Conheça o Estatuto de fundação.

 

O que o município de Serra do Salitre espera é que, de fato as administrações municipais cuide com atenção, carinho, respeito e zelo deste bem recebido, fruto do trabalho e da dedicação do saudoso Pe. José Vitor, que esteve conosco por tantos anos e nos deixou a inesquecível frase : EU SOU DE VOCÊS, E VOCÊS SÃO MEUS.

Serra do salitre AGORA