AVALIAÇÃO DO PACTO NO MUNICÍPIO

21/10/2017

                                                      

 

 

 

As ações do PACTO causaram um impacto nas escolas e, de forma geral na educação do município. Foi possível perceber através das atividades desenvolvidas nas escolas que as professoras alfabetizadoras do Pnaic estavam fazendo a diferença, começava ali um jeito novo de caminhar, com muitas brincadeiras, muitos jogos e muita leitura deleite, em fim, fundamentava-se uma nova prática pedagógica, inovadora e desafiadora para professores e alunos.

 

Essas mudanças aos poucos foram contagiando toda a escola e alcançando as famílias. O resultado de um ano de estudos, leituras acadêmicas e literárias, atividades diversas, às vezes árduas devido a sobrecarga de trabalho impostas as professoras, as trocas de experiências, tudo isso foi tão gratificante que ao final do ano de 2013 não havia mais canseira nem queixas, havia se constituído um grupo forte e sólido o bastante para vencer todo e qualquer obstáculo para garantirmos o Direito de toda criança Ler e Escrever até os oito anos de idade. E assim prosseguimos nossa caminhada; em 2014, 2015, 2016 e agora em 2017.

 

O Pnaic foi uma sementinha lançada ao solo, já podemos ver os frutos mas, é preciso que essa semente seja regada e cultivada nos anos vindouros, para que esses frutos que hoje nos enchem de orgulho e fazem tudo valer a pena, não se percam pelo caminho. Faz-se necessário políticas públicas que garantam a continuação do Pnaic, envolvimento de atores comprometidos e entendedores do chão da escola para que continue sendo uma formação que vem de encontro com a prática dos professores alfabetizadores.

 

O resultado de toda mudança que aconteceu nas nossas escolas fica claro nos relatos das crianças, meninas e meninos presentes nas salas de alfabetização da rede de ensino do nosso município. Relatos estes que nos mostram uma inovação na prática pedagógica das professoras como: Organização de sala de aula, quando os alunos relatam que o que mais gostou foi “sentar de grupo”, “fazer atividade de grupo ou com o colega”, “da leitura deleite”, “do cantinho de leitura”, “do jeito novo de fazer continhas” e tantas outras práticas e estratégias didáticas que foram inovadoras na aulas dessas  Professoras Alfabetizadoras.

 

No dia 21 de agosto encerramos mais uma etapa do curso de formação continuada “ALFABETIZAÇÃO EM FOCO”, uma parceria da UFU – Universidade Federal de Uberlândia e Município. Formação esta que veio de encontro ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e, mais uma vez  as profissionais da educação do nosso município não mediram esforços para participar também deste curso buscando  embasamentos teóricos que sustentem suas prática pedagógicas de forma coerente com o contexto social em que  nossas crianças estão inseridas na sociedade atual, alfabetizando e letrando, para que todas as crianças do município de Serra do Salitre estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

 

A todas as Professoras Alfabetizadoras do município expresso na oportunidade o meu reconhecimento pela dedicação, comprometimento e responsabilidade com que desenvolveram cada atividade proposta, fazendo das suas salas de aulas laboratórios de boas práticas educacionais que ficarão consolidadas para todo o sempre. Em breve iniciaremos uma nova etapa de formação, na certeza que será tão profícua quanto foram as demais.

Carla de Castro Rodrigues Costa - Orientadora de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Please reload

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Contate nos
Contate nos
Contate nos

            RONDA REGIONAL       

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

VISITE NOSSAS UTILIDADES

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

LEIS MUNICIPAIS

    Serra do Salitre AGORA. Agora você está conectado com nossa cidade e região. 

PARA REPORTAGENS E COMERCIAIS ENTRE EM CONTATO  POR E-MAIL: serradosalitreagora@gmail.com  TEL.:   Whatsapp (34) 9.9912-9190 (vivo)