SERRALITRENSES COMEMORAM O TRÍDUO PASCAL

O Tríduo Pascal, sem dúvida, é o mais belo ato litúrgico das celebrações Católicas; neste espaço de três dias a Igreja celebra e convida a todos a adentrar no mistério que antecede a Pascal de Cristo. O Tríduo Pascal composto pela Quinta, Sexta e Sábado Santo, nos levam a refletir sobre os momentos finais do Senhor para contemplarmos a maior festa da cristandade - a Festa da Páscoa!, pois como diz São Paulo em sua Primeira Carta aos Coríntios: se que Cristo não tivesse ressuscitado vã seria nossa fé e nossa pregação.


O Primeiro dia do Tríduo Pascal se dá na Quinta Feira Santa, onde a Igreja Romana o dedica a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio: este mistério é revivido na Celebração da Santa Missa do Lava-pés, nela vislumbramos Cristo em companhia de seus discípulos, que reunidos, celebram a última ceia do filho de Deus. Um espírito contemplativo e atencioso perceberá nessa celebração os pilares de nossa Igreja: A Eucaristia, o Sacerdócio e o chamado a caridade e a humildade. Podemos dizer que a "primeira missa" foi celebrada neste dia: Jesus se dá como verdadeiro alimento; se doa por completo, ensina-nos a imitá-lo por meio de exemplos de humildade, amor e doação completa e nos exorta a celebrar esse momento até que Ele volte.


No segundo dia dessa tríade - Sexta Feira da Paixão, a Igreja por meio da Liturgia da Celebração do Beijo da cruz, dedica esse dia a Redenção do gênero humano: Jesus no ápice de amor se deixa imolar no alto da cruz: o Cordeiro de Deus, sem mancha e sem pecado entrega sua vida pela salvação de muitos. Somos convidados a contemplar o Cristo crucificado e refletir no silêncio respeitoso deste dia o sacrifício do Amor.


Finalmente, no Sábado Santo - terceiro dia do Tríduo Pascal; compreendido no espaço de tempo desde o por do sol da Sexta feira até o por do sol do Sábado. Neste tempo intermediário da Grande festa da Páscoa, estaremos submergidos no silêncio, penitência e meditação; contemplando o Cristo no sepulcro e esperando sua Ressurreição Gloriosa. Neste dia não há celebração litúrgica - a Igreja está em luto e somos convidados a sepultar o pecado em nós para podemos ressuscitar como homens e mulheres novos para a alegria da Vigília Pascal - A celebração dominical da Ressurreição de Cristo, que deve ser celebrada depois do por do sol do Sábado.

SEXTA-FEIRA


Da esquerda para a direita de cima par baixo, Pe. Edigar e adoração da cruz 15:00, Procissão do enterro 19:00 Senhora Áurea Como Verônica cantando na igreja N.S. do Rosário, Procissão do enterro Saindo da igreja de nossa S. do Rosário, Uma das 3 paradas para o canto de Verônica durante a procissão e Tradicional entrega dos ramos do caixão na igreja Matriz.

SABADO


Da esquerda para a direita de baixo pra cima, Pe. Edgar e a benção do fogo, Benção da água, aspersão da água benta e coral Renovação Carismática Católica RCC, banda RCC

Leituras: Rosa, Luciana, Cristiane, Joelma e Roseli

Salmos, Geovani Jr, Liliane, Natali e Guilhermina

Texto: Geovani Junior

Fotos NCUNHA

Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black