ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA APRESENTAM PALESTRA SOBRE TUBERCULOSE EM CATULÉS

Os alunos do 7º período do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM , Adriele B. Almeida, Natiele T. Vargas, Amanda Amaral, Lorrane Cristina, Pedro Antônio ,Vitor Ribeiro apresentaram no dia 13 de junho o “projeto integrador” ( TUBERCULOSE E SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS)sobre orientação do professor Flávio Almeida.
O projeto foi apresentado no salão de Catules distrito de Serra do Salitre-MG a reunião promovida pela Coordenadora do departamento de Organização de Quadro Social (OQS), da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (Carpec), Cláudia Ramos e com a presença do Veterinário Marcos.
A tuberculose é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Mycobacterium que acomete ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. A tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis (M. bovis) e é responsável por perdas econômicas significativas além de constituir uma das mais importantes zoonoses de relevância para a saúde pública.
A principal via de transmissão do agente é a aérea, sendo a inalação de aerossóis a mais comum. O contato direto (focinho com focinho) com secreções nasais e a ingestão de leite cru de animais infectados também constituem possíveis vias de transmissão, esta última especialmente importante quando consideramos a infecção de animais jovens. O teste mais utilizado para o diagnóstico in vivo da tuberculose é a tuberculinização, que pode ser basicamente de três formas: caudal, cervical simples ou cervical comparada. É importante observar que estes testes somente podem ser realizados por Médico Veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura (MA).
Depois que apresentaram o veterinário Marcos da MSD saúde animal apresentou sobre as vantagens de se utilizar o Boostin na produção do gado de leiteiro.

