Serra do Salitre AGORA. Agora você está conectado com nossa cidade e região. 

PARA REPORTAGENS E COMERCIAIS ENTRE EM CONTATO  POR E-MAIL: serradosalitreagora@gmail.com  TEL.:   Whatsapp (34) 9.9912-9190 (vivo)

PADRE JOSÉ VITOR – SERRALITRENSES RELEMBRAM COM SAUDADE 36 ANOS DE SUA PARTIDA

13/08/2018

 

Nesta segunda feira (13) completa 36 anos da partida do querido e saudoso Padre José Vitor que dedicou toda a sua existência ao sacerdócio na paróquia de São Sebastião em Serra do Salitre – MG

 

Publicamos abaixo de forma resumida sua biografia elaborada pelo Jornalista, biógrafo e ex-secretário do Padre José Vitor.

 

Giuseppe Wiklorowicz (nome de origem) nasceu em Krubinnik, Ciechanow (Polônia) em 06 de setembro de 1905.

 

Filho de pais humildes que residiam no campo, cuja localidade era distante  3 Quilômetros da cidade.

 

Trabalhou na roça ajudando seus pais  nos primeiros anos de sua existência.

 

Os livros que possuía, na sua maioria era sobre a história do Brasil, cujas leituras permanentes o fascinava cada dia, por isso passou a acalentar o grande desejo de um dia conhecer o Brasil.

 

Aos 22 anos deixou ele sua terra natal para concretizar seu sonho, vindo para o brasil.

 

Em 1927 fez ele o curso filosófico na cidade paulista de Lavrinhas, com os Padres Salesianos, cuja congregação pertenceu até o ano de 1933, quando então passou a pertencer ao clero secular vindo para o seminário de Uberaba-MG.

 

Em 1934, deu continuidade aos seus estudos em belo horizonte, capital mineira, onde em 1937 terminou o curso de teologia.

 

Neste mesmo ano em 19 de dezembro foi ordenado sacerdote por Frei Luiz Maria de Santana.

 

Prestou inicialmente seus serviços no seminário de Uberaba-MG como auxiliar de d. Almir marques ferreira, que era atual reitor do seminário.

 

Foi em  30 de dezembro que ele desembarcou na estação de Catiara (Distrito de Serra do Salitre-MG) onde no mesmo dia celebrou ali uma missa.

 

Em  fins de 1938, foi nomeado vigário da Paróquia de São Sebastião de Serra do Salitre - MG

 

Em Serra do Salitre Padre José Vitor celebrou sua primeira missa no dia 31 de dezembro de 1938. tomou posse como vigário em 08 de janeiro de 1939.

 

Nesta época, a Paróquia tinha o nome de Paróquia de são Sebastião de Serra do Salitre.

 

Padre José Vitor atendeu ainda outras localidades, como Cruzeiro da Fortaleza, Santana de Patos, Brejo Bonito, São Benedito, Salitre de Minas, Catulés e outras capelas.

 

Procurou atender a todos, fazendo até o impossível, pois a maioria dessas caminhadas ele fez a cavalo, muitas vezes sacrificado pela chuva, frio, e escuridão da noite.

 

Muitos dos principais acontecimentos de sua vida e de seu trabalho foram pesquisados, estudados e analisados pelo seu ex-secretário Ernandes Pereira, que aguarda o momento  para publicar um livro que já foi concluído, fruto das pesquisas realizadas sobre a origem da cidade e a vida do referido sacerdote, onde documentou importantes fatos e grandes revelações sobre serra do salitre, sua história e sua gente.

 

Padre José Vitor faleceu no dia 13 de agosto de 1982.

 

 Ernandes Pereira escreveu um livro sobre a história de Serra do Salitre desde a habitação local primitiva dos índios, fundação e desenvolvimento da cidade, história politica com revelações e fotos inéditas nunca publicadas, criação dos distritos, personalidades de destaque e os trabalhos que desenvolveram, os primeiros crimes que abalaram a cidade  e suas motivações, os detalhes do grande massacre na Fazenda Boqueirão, criação da paróquia, as primeiras festas, a vida de Padre José Vitor desde de o nascimento na Polônia até o falecimento em Serra do Salitre entre diversas outras informações da cidade e do seu povo.

 

O autor aguarda momento oportuno para a publicação.

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Contate nos
Contate nos
Contate nos

            RONDA REGIONAL       

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

VISITE NOSSAS UTILIDADES

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

LEIS MUNICIPAIS