ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL BUSCA SOLUCIONAR ANTIGO PROBLEMA AMBIENTAL DECORRENTE DO ESGOTO SANITÁRIO
O município de Serra do Salitre vem enfrentando problemas com o manejo de efluentes sanitários (esgoto) a algum tempo, desde a criação da estação elevatória do bairro Nações (ano de 1998) inúmeros problemas ambientais são recorrentes.
O projeto da Estação apresenta falhas conceituais graves, que apesar dos últimos investimentos desta gestão (cerca de 40 mil reais), nunca funcionou de forma 100% eficiente.
Diante desta situação a atual Administração representada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente buscou uma solução financeiramente viável para solucionar de vez este passivo ambiental.
Em contato com o município de Indianópolis - MG a administração teve contanto com a consultora Mato-grossense Progemix, que detém uma tecnologia Chilena, patenteada no Brasil, que possui um método inovador de baixo custo para tratamento do esgoto. A empresa montou em Serra do Salitre um protótipo (modelo em menor escala) para demonstrar como o processo de nanotecnologia de baixo custo funciona, sua viabilidade, e as diversas melhorias que um projeto em larga escala pode proporcionar.
A princípio a Administração Municipal busca angariar recursos para solucionar a problemática imediata do bairro nações, e em um futuro breve resolver de forma definitiva toda gestão do efluente sanitário no restante do município.