Serra do Salitre AGORA. Agora você está conectado com nossa cidade e região. 

PARA REPORTAGENS E COMERCIAIS ENTRE EM CONTATO  POR E-MAIL: serradosalitreagora@gmail.com  TEL.:   Whatsapp (34) 9.9912-9190 (vivo)

MINERADORA - INUNDAÇÃO DA CACHOEIRA DA GARGANTA E AS PÁLIDAS COMPENSAÇÕES APRESENTADAS.

10/10/2019

Inegável são os prejuízos causados no município referente a instalação da atividade de mineração.

As profundas alterações ambientais com suas consequências são extensas, e não é preciso ser um grande observador para constatar as percas e os lamentáveis efeitos negativos advindos desta atividade.

 

As pequenas parcerias apresentadas para construção de escola e reforma de pequenas praças,etc, são quase nada em comparação com os transtornos ambientais incorrigíveis.

 

Os questionamentos e exposições de populares nem sempre alcançam o almejado, é neste ponto que deve entrar com atuações sólidas os órgãos encarregados de formalizar questionamentos no seu tempo, acompanhar de fato pare passo o cumprimento das proposições e compensações na sua íntegra. São atribuições no todo ou em parte de alguns Conselhos como o Conselho de Cultura, CODEMA entre outros.

 

E igualmente a responsabilidade de todos, no entanto observa-se que há poucos com visão e compreensão que abarque os fatos e elementos necessários para se fazer uma reflexão acertada.

 

Voltando-se para os impactos na própria cidade, há ainda consequências de iguais extensão,impactando a movimentação de trânsito, os atendimentos públicos como o aumento em demandas na saúde, exames, consultas,remédios, atendimentos, transportes, cirurgias, bem como na educação e em toda rede pública.Nota-se as filas cada vez maiores nos bancos, lotérica, correio e em outros seguimentos, alterando ainda deste modo,as próprias estruturas de atendimento nos respectivos órgãos, que necessitam ampliar, as vezes com dificuldade, o número de atendentes etc.

 

No próximo dia 16/10 teremos em Serra do Salitre uma audiência pública com o objetivo de discutir a elevação do nível de água dos reservatórios SABÃO II e Jacu, visando o aumento do fornecimento de água para a Planta Química do Complexo Minero industrial de Serra do Salitre.

 

Foi disponibilizado um documento para facilitar o entendimento das questões propostas, mas é claro que não há como percorrer por volta de 400 páginas em tão pouco espaço de tempo, e ainda os assuntos se ligam e se entrelaçam de forma que é preciso um estudo mais minucioso que demanda muito mais tempo do que aquele que foi dado.

 

Diversas e amplas são as implicações que acontecerão devido a estas alterações

 

Merece destaque entre diversas outras, a inundação da Cachoeira da Garganta constante no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)a sua página 37,onde relata sendo a mesma composta de três quedas, sendo que a segunda queda é acessada pela população para lazer, tendo 10 metros de altura e em sua base um poço.

 

Consta no documento que “A elevação da cota de inundação do reservatório de água do Sabão II implicará na inundação da segunda queda da Cachoeira da Garganta,incluindo o poço de sua base.”

 

 

 

                                           COMPENSAÇÕES PÁLIDAS

 

No que tange as compensações propostas pela Mineradora sobre a inundação da Cachoeira da Garganta, é muito insignificante quando ela propõe o que abaixo resumimos:

 

-Identificação e mapeamento dos principais atrativos naturais do município;

 

- Elaboração de mapa /guia eco turístico do município;

 

-Articular junto ao poder público, a fomentação do turismo e divulgar os pontos turísticos mapeados

 

Tal é a pequenina proposta apresentada na página 42 do (RIMA). O que destacamos é que isso em nada pode servir de compensação, considerando que o município já possui tudo isso, o que nos autoriza refletir que não há nada de concreto nestas propostas e é preciso ser imediatamente substituída por não corresponder a uma realidade. E o que são tais coisas diante da destruição desta cachoeira tão rica em nosso município?

 

É preciso que o Conselho de Cultura e demais órgãos ligados à questão estejam realmente sempre atentos no prévio conhecimento destas e outras questões, e que ainda se crie um mecanismo urgente para acompanhar o desenrolar par a passo do fiel cumprimento de todas as condicionantes propostas e realizadas.

 

Este acompanhamento é de fundamental importância. A realização de reuniões periódicas, realmente úteis e proveitosas, devem ser igualmente frequente, para a manutenção e discussão das informações, evitando possíveis decisões de última hora que às vezes nem sempre podem ser amadurecidas.

 

Please reload

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Contate nos
Contate nos
Contate nos

            RONDA REGIONAL       

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

VISITE NOSSAS UTILIDADES

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

LEIS MUNICIPAIS