top of page

MINERADORA É QUESTIONADA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SERRA DO SALITRE SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA EM CRUZE


(Vereador Dr.Antônio Cortes apresentou questionamentos por ocasião da Audiência Pública)

Por ocasião da Audiência Pública realizada em Serra do Salitre pela mineradora Yara no último dia 16/10 sobre a elevação do nível de água dos reservatórios Sabão II e Jacu, houve importantes participações popular. Entre elas, a participação do Advogado e vereador de Cruzeiro da Fortaleza Dr. Antônio Cortes de Almeida.


Mostrando se indignado por diversas questões, o vereador também usou do importante momento para apresentar reflexões e fortes questionamentos á mineradora Yara.


Audiência Pública Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre/Mineradora YARA.


Participação Vereador Dr. Antônio/Cruzeiro da Fortaleza-MG.


“Como já foi exposto pelo ambientalista Antônio Geraldo (Membro da FONASC – CBH) meu município não foi achado no mapa, muito menos pelo GPS da empresa contratada pela GALVANI/YARA.


Venho aqui com muita indignação e tristeza, pedir novamente que Cruzeiro da Fortaleza, seja inserido na área de impacto ambiental, pois não consta no RIMA o nome Cruzeiro da Fortaleza nem uma vez se quer.


O representante da mineradora Lucimar Cardoso, que aqui esta compondo a mesa da audiência pública, também esteve na Audiência Pública realizada na cidade de Cruzeiro da Fortaleza, no ano de 2018 e o mesmo junto com sua equipe, garantiram que teriam um cuidado especial com nosso município, fato este que não aconteceu. E Cruzeiro da Fortaleza continuou fora do RIMA e do Estudo de Impacto Ambiental. Quero fazer uns questionamentos, Cruzeiro da Fortaleza é abastecido pela rede hídrica que passa pela barragem da mineradora, em torno de 3.000 pessoas usam e consomem a água através da COPASA, quero deixar umas perguntas:


1-porque o PH da áagua esta aumentando? Hoje o nível do PH esta alto, nível 8, o normal é 7, ou seja, a água esta mais acida que o normal.


2-porque a coloração do rio esta avermelhada? Muitas vezes a água se encontra escura.


3-porque diariamente a lama esta escorrendo pelo nosso rio?


4-porque os parâmetros ferro total apresentam resultados fora dos padrões do Ministério da Saúde?


São questionamentos, que nos que moramos abaixo da barragem e de acordo com RIMA, não sofremos impacto nenhum! Nos queremos saber!


Quero requerer o estudo DAM BRAKE, que é o estudo que identifica o caminho do rejeito, em caso de rompimento da barragem.


Finalizando quero aproveitar o slogan da empresa, que é Safe By Choice / Seguro por escolha. Seguro para os funcionários, para os empresários, mas para os vizinhos abaixo da barragem não tem nada seguro!


Muito Obrigado!"


Respostas da Mineradora apresentadas na audiência:


O senhor Lucimar Cardoso, Agradeceu os questionamentos e que a mineradora esta a disposição para mais questionamentos. Disse que o município de Cruzeiro da Fortaleza não sofrerá impacto e que os cuidados ambientais já estão em andamento desde 2002.


Sobre as alterações da água, mencionadas, a mineradora disse que em suas analises não consta alteração e que a água se encontra dentro dos padrões.


Sobre o DAM BRAKE, a empresa disse que já esta providenciando e esta disposta a apresenta lo.

Finalizou, dizendo que o slogan sobre segurança é verdadeiro e que a empresa é seria e comprometida com o Meio Ambiental.


Colocaram-se prontos para ouvir o Vereador Dr. Antônio Côrtes e esclarecer mais questionamentos posteriormente.




********

CONFIRA AQUI SÓ MATÉRIAS RELEVANTES, JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA, PROFISSIONALISMO E

CREDIBILIDADE

            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page