MINERADORA É QUESTIONADA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SERRA DO SALITRE SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA EM CRUZE
- Serra do Salitre Agora
- 22 de out. de 2019
- 2 min de leitura

(Vereador Dr.Antônio Cortes apresentou questionamentos por ocasião da Audiência Pública)
Por ocasião da Audiência Pública realizada em Serra do Salitre pela mineradora Yara no último dia 16/10 sobre a elevação do nível de água dos reservatórios Sabão II e Jacu, houve importantes participações popular. Entre elas, a participação do Advogado e vereador de Cruzeiro da Fortaleza Dr. Antônio Cortes de Almeida.
Mostrando se indignado por diversas questões, o vereador também usou do importante momento para apresentar reflexões e fortes questionamentos á mineradora Yara.
Audiência Pública Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre/Mineradora YARA.
Participação Vereador Dr. Antônio/Cruzeiro da Fortaleza-MG.
“Como já foi exposto pelo ambientalista Antônio Geraldo (Membro da FONASC – CBH) meu município não foi achado no mapa, muito menos pelo GPS da empresa contratada pela GALVANI/YARA.
Venho aqui com muita indignação e tristeza, pedir novamente que Cruzeiro da Fortaleza, seja inserido na área de impacto ambiental, pois não consta no RIMA o nome Cruzeiro da Fortaleza nem uma vez se quer.
O representante da mineradora Lucimar Cardoso, que aqui esta compondo a mesa da audiência pública, também esteve na Audiência Pública realizada na cidade de Cruzeiro da Fortaleza, no ano de 2018 e o mesmo junto com sua equipe, garantiram que teriam um cuidado especial com nosso município, fato este que não aconteceu. E Cruzeiro da Fortaleza continuou fora do RIMA e do Estudo de Impacto Ambiental. Quero fazer uns questionamentos, Cruzeiro da Fortaleza é abastecido pela rede hídrica que passa pela barragem da mineradora, em torno de 3.000 pessoas usam e consomem a água através da COPASA, quero deixar umas perguntas:
1-porque o PH da áagua esta aumentando? Hoje o nível do PH esta alto, nível 8, o normal é 7, ou seja, a água esta mais acida que o normal.
2-porque a coloração do rio esta avermelhada? Muitas vezes a água se encontra escura.
3-porque diariamente a lama esta escorrendo pelo nosso rio?
4-porque os parâmetros ferro total apresentam resultados fora dos padrões do Ministério da Saúde?
São questionamentos, que nos que moramos abaixo da barragem e de acordo com RIMA, não sofremos impacto nenhum! Nos queremos saber!
Quero requerer o estudo DAM BRAKE, que é o estudo que identifica o caminho do rejeito, em caso de rompimento da barragem.
Finalizando quero aproveitar o slogan da empresa, que é Safe By Choice / Seguro por escolha. Seguro para os funcionários, para os empresários, mas para os vizinhos abaixo da barragem não tem nada seguro!
Muito Obrigado!"
Respostas da Mineradora apresentadas na audiência:
O senhor Lucimar Cardoso, Agradeceu os questionamentos e que a mineradora esta a disposição para mais questionamentos. Disse que o município de Cruzeiro da Fortaleza não sofrerá impacto e que os cuidados ambientais já estão em andamento desde 2002.
Sobre as alterações da água, mencionadas, a mineradora disse que em suas analises não consta alteração e que a água se encontra dentro dos padrões.
Sobre o DAM BRAKE, a empresa disse que já esta providenciando e esta disposta a apresenta lo.
Finalizou, dizendo que o slogan sobre segurança é verdadeiro e que a empresa é seria e comprometida com o Meio Ambiental.
Colocaram-se prontos para ouvir o Vereador Dr. Antônio Côrtes e esclarecer mais questionamentos posteriormente.
********
CONFIRA AQUI SÓ MATÉRIAS RELEVANTES, JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA, PROFISSIONALISMO E
CREDIBILIDADE