top of page

EXUMADO OS RESTOS MORTAIS DE PADRE JOSÉ VITOR EM SERRA DO SALITRE – MG


BREVE BIOGRAFIA

Foi a professora quem primeiro vaticionou, foi ela que viu naquele menino esperto que adorava estudar história do brasil já nos primeiros anos da escola, a curiosidade que tinha o garoto em saber como era o Brasil.


A professora dizia: você vai longe menino! ele seguiria para tão longe que nem a própria professora poderia imaginar para onde.


Professora da escola rural próximo a pequena cidade de Krubinnil (Polônia) onde o menino Giusepp Wiktprowwicz (José Vitor) nasceu e iniciou seus estudos, adorava livros, ler e escrever, curioso, atento. Filho de pais humildes e religiosos.


Concluindo aquele que seria hoje o ensino médio da época, entrou para a congregação dos padres Salesianos, com os quais logo depois viria para o Brasil em 1927 onde concluiu o curso de filosofia e teologia recebendo ordenação sacerdotal em 1937.


Em janeiro de 1939 tomou posse na Paróquia São Sebastião em Serra do Salitre onde trabalhou atendendo toda as capelas da paróquia e localidades vizinhas viajando a cavalo. Durante 50 anos permaneceu entre nós. Por ser o padre que mais tempo permaneceu na paróquia, ele dizia em tom de graça que já era considerado bisavô da paroquia e que certamente seria sepultado na igreja quando de sua partida.


Segundo a legislação canônica anterior, era indicado o sepultamento dos padres nas igrejas, quando por muito tempo permaneciam, na localidade onde desempenhavam seu ministério sacerdotal, mas uma modificação na legislação flexibilizou esta questão, deixando de ser uma obrigatoriedade.


Assim o sepultamento aconteceu no cemitério municipal de Serra do Salitre na triste tarde do dia 13/08l 88.


O tempo passou, mas na memória do povo persistia a questão da possibilidade de ainda trazer os restos mortais do estimado Padre Vitor para um local especial no interior da matriz onde tanto trabalhou.



EXUMAÇÃO



O pároco da cidade Padre Sebastião, conseguiu autorização junto ao bispo Dom Claudio e com apoio do Conselho Paroquial , Administração Municipal entre outros, foi possível dar providências para que a exumação fosse realizada ainda este ano em que a Paróquia completa 150 anos.


Ao concluir todos os trâmites legais, a exumação foi realizada na manhã deste 10 de dezembro.


Diversos foram os preparativos que antecederam os trabalhos, e por uma comissão composta pelo Bispo Dom Claudio, Padre Sebastião, Prefeito Paulo Geovane (Joca) e zelosos funcionários do cemitério, e serralitrenses, os restos mortais do Padre José Vitor foram exumados na manhã deste dia 10 de dezembro enquanto uma oração era feita pelos fiéis.



TRASLADO



O traslado para a Igreja foi realizado com os restos mortais em uma bonita urna, seguida pela população em procissão.


Na Igreja Matriz, previamente havia um local destinado para recebe-lo, este local era juntamente nas proximidades de onde ficava o altar de Santa’Ana, Nossa Senhora Aparecida e São José, onde nunca se viu o Padre Vitor sair da Igreja sem dirigir-se antes a este altar e conversar com N. Senhora em oração fervorosa.

Na placa foi novamente colocado sua frase com a qual finalizava os sermões nas suas últimas missas:


" EU SOU DE VOCÊS E VOCÊS SÃO MEUS”


A partir de hoje seus restos mortais permanecerão na igreja onde ele tantos anos celebrou e ganhou almas para Deus, e mais próximo do seu povo.




Observação: você pode encontrar a biografia do Padre José Vitor de forma resumida neste Site, bastando para isso clicar na aba “Biblioteca” no cabeçalho, e procurar Pe. José Vitor. O autor da biografia, repórter e pesquisador Ernandes Pereira, foi secretário particular do padre e no livro sobre fundação da cidade, também escreveu detalhes importantes sobre a biografia do padre, incluindo diversos fatos, como o que aconteceu quando o ele tinha 17 anos e soldados da guerra primeira guerra mundial invadiram a casa da família pela madrugada e ainda um acontecimento quando ele passava por uma forte chuva em Catulés . O livro está em fase de conclusão.

Padre Sebastião, Prefeito Joca , Don Claudio

Túmulo de onde foi exumado os restos mortais de Padre José Vitor

Transporte

Urna onde foi depositado os restos mortais. Tamanho da urna : 60 cm cumprimento,34 altura,35 largura

Urna colocada na Igreja

Fieis participantes

Placa de identificação colocada a frente da urna

Padre José Vitor

Urna aberta

            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page