top of page

MORADORES PRÓXIMOS QUE TEMEM ROMPIMENTO DE BARRAGENS DA MINERADORA YARA CONTINUAM COM A ESTRADA I


No município de Serra do Salitre (MG) moradores que utilizam a estrada de acesso a Grota do Cedro MG 230 continuam a si locomoverem através de estradas alternativas se quiserem sair das suas respectivas propriedades.


As fortes chuvas nestes últimos dias aumentaram o volume das águas junto a barragem e região da mineradora Yara e ocasionou a interdição da referida estrada , deixando assim os moradores “ilhados”.


O presente Site vem recebendo constantemente diversas reclamações e vídeos de moradores de propriedades próximas e também residentes em Cruzeiro da Fortaleza que temem dia e noite pelo rompimento da barragem.,segundo eles é um pesadelo com o qual convivem todos os dias.


A maioria das pessoas que conversaram com nossa reportagem diz lamentar que uma empresa desse porte com tantos engenheiros não tinha uma prévia estratégia construída diante da simples e notória possibilidade de ali aumentar as águas com as chuva e inevitavelmente trazer os transtornos já esperados por todos.


Na noite desta quarta- feira as chuvas intensificaram mais ainda, e os moradores continua reclamando, temerosos e prejudicados. E até o fechamento desta matéria a estrada continua interditada e o medo da população só cresce.


Este Site sério e independente informa que até o momento somente teve acesso a parte externa do complexo da mineradora, não tendo acesso ainda as barragens da mineradora para apresentar aos leitores que cobram matéria detalhada e necessariamente fundamentada e conferida sobre as mesmas.


Não publicamos matéria recebida sem a devida averiguação dos fatos em fiel respeito a nossa tradição de jornalismo responsável.


Sobre a interdição do acesso a estrada provisória de Grota do Cedro a MG 230 a mineradora Yara emitiu uma nota ontem na qual diz que : “A empresa informa que devido às fortes chuvas registradas nas últimas horas, a estrada provisória de acesso à comunidade de Grota do Cedro, em Serra do Salitre (MG), foi interditada. A equipe do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (CMISS), com apoio da prefeitura do município, está analisando alternativas para retomar rapidamente o acesso à localidade. Em paralelo, equipes do CMSS atuam na sinalização da estrada e na orientação aos motoristas.


A Yara reitera que não há qualquer anormalidade nas três barragens que integram o CMISS. Permanece de forma simultânea o monitoramento diário nas barragens com o objetivo de garantir a segurança e a estabilidade de cada uma. Isso acontece por meio de inspeções visuais, câmeras de monitoramento, aferição por instrumentos geotécnicos em tempo real 24 horas, sete dias por semana. “




            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page