PREFEITO JOCA E EQUIPE DE PROFISSIONAIS SE REÚNEM E VÃO CONFERIR DE PERTO AS OBRAS DE MELHORIAS E CONDIÇÕES ATUAIS DO TRECHO ALAGADO NA ÁREA DA MINERADORA YARA.

19/02/2020

Na tarde desta terça feira , 18/02, visitaram a Prefeitura Municipal de Serra do Salitre, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, MAJOR ARTHUR, da Defesa Civil, TENENTE FERNANDES e do CODEMA DE PATOS DE MINAS, Sr. IVANILDO. Foram recebidos pelo Prefeito PAULO GIOVANI SILVEIRA DE MELO - JOCA, os Secretários Municipais WAGNER NATAL, do Meio Ambiente e  MARCUS FURTADO, de Administração e Finanças e pelo Engenheiro Civil MARCO ANTÔNIO PACHECO.

 

O objetivo principal da visita era inteirar-se sobre as medidas adotadas pela Administração Municipal, para minimizar e eliminar os transtornos decorrentes  das fortes chuvas registradas em nosso município, dentre eles o alagamento e consequente  interrupção do trânsito de veículos, no trecho da estrada que liga a MG-230 à Comunidade de Grota do Cedro e às propriedades rurais da região conhecida como Mata Grande, mais exatamente no ponto localizado entre as Barragens de Sabão 1 e Sabão 2, do CMISS.

 

A Prefeitura esclareceu que, tão logo soube da situação, compareceu ao local, para buscar a melhor solução, até a recuperação das  condições de tráfego no local. Foi sugerida aos usuários, a utilização de uma rota alternativa, que apesar de aumentar o trajeto a ser percorrido era, naquele momento, a melhor opção para minimizar os transtornos. Esclareceu, ainda, que pelo fato de o Município possuir uma grande extensão em estradas rurais, todo maquinário disponível foi deslocado para as mais diversas localidades do Município, principalmente onde a situação era mais crítica, para evitar maiores  prejuizos aos produtores e aos estudantes da zona rural. Por esse motivo, a execução das medidas de  recuperação do trecho alagado e a melhoria das condições da estrada alternativa, ficaram a cargo das empresas colaboradoras da YARA.

 

Foi encascalhado um trecho de 1,3 km na estrada provisória, para  melhorar suas condições. Ali foram disponibilizadas algumas máquinas (carregadeira e tratores) e profissionais para a orientação e o auxílio aos usuários. Somente com o tempo mais firme nesta segunda-feira, é que foi possível dar início à recuperação do trecho alagado  no CMISS. Foram instalados tubos e manilhas para canalizar a água oriunda do extravasor da Barragem Sabão 2 para a  Barragem Sabão 1 e, após,  restitui-la ao leito do Córrego Sabão.

 

Há de ressaltar que os trabalhos foram acompanhados pela Administração até sua conclusão e a liberação do trânsito no trecho recuperado, o que ocorreu no final da tarde de ontem. Ao final, os visitantes convidaram os dirigentes municipais para acompanhá-los numa visita ao Complexo da Mineradora. Além do Engenheiro Marco Antônio, também participou da visita, a convite do Secretário de Meio Ambiente, o Engenheiro Ambiental ERIC FINKLER MÜNCHEN, Membro do  CODEMA de Serra do Salitre.

 

Durante a visita ao local recuperado,  todos foram acompanhados pelo Engenheiro Geotécnico LEONARDO MENDONÇA  da YARA. Na oportunidade, pode-se comprovar  a situação atual da estrada e também a forma de monitoramento das estruturas dos barramentos, sendo explicado que isto é feito em tempo real, 24 horas/dia e 365 dias/ano. Alem disso, foi informado que a EMPRESA YARA contactou os proprietários que registraram prejuízos pela perda de sua produção no período em que a estrada estava interditada, para buscar um entendimento quanto a um possível ressarcimento de suas perdas. Ao final da visita, o Secretário Wagner Natal ressaltou a importância do compromisso de todos os presentes em  sempre primar pela transparência das ações, quer seja da área empresarial quanto da Administração Municipal, e que, acima de quaisquer interesses, deverá sempre prevalecer o bem estar e a segurança de toda a população não somente de Serra do Salitre como também dos Municípios vizinhos.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Contate nos
Contate nos
Contate nos

            RONDA REGIONAL       

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

VISITE NOSSAS UTILIDADES

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

LEIS MUNICIPAIS

    Serra do Salitre AGORA. Agora você está conectado com nossa cidade e região. 

PARA REPORTAGENS E COMERCIAIS ENTRE EM CONTATO  POR E-MAIL: serradosalitreagora@gmail.com  TEL.:   Whatsapp (34) 9.9912-9190 (vivo)