POPULAÇÃO PEDE REGRAS FIRMES E FISCALIZAÇÃO SEVERA PARA EMPRESAS NO ATO DE CONTRATAÇÕES

08/06/2020

 (Foto ilustrativa)

 

A cidade de Serra do Salitre se estruturou conscientemente na prevenção e no combate ao Covid19.

 

 Grandes e estratégicos foram os Investimentos na área de saúde em toda sua extensão de atendimento, desde ampliação de mais de 30 leitos, criação de UTI, aquisição de medicamentos, mais de 06 respiradores entre diversos outros equipamentos básicos e de trabalho dos profissionais da área.

 

 Criou o Centro de Referência para Covid-19 com atenção e atendimentos específicos.

 

Toda equipe de saúde dos seus diversos setores foram treinados e capacitados para o atendimento a todas as situações de competência do município.

 

 A equipe de saúde com imensa dedicação igualmente trabalha de forma incansável dia e noite.

 

 Além disso, Serra do Salitre possui pactuações de leitos e atendimentos referenciados em outras localidades.

 Mantem-se permanentes campanhas de informação e orientações.

 

Realiza a divulgação de boletins diários informativos como instrumento de transparência e informação a toda população.

Ainda o município através de Decretos ampliou os cuidados e proteção da população com normas de funcionamento dos comércios, isolamento social, regras de flexibilização entre outras.

 

 Assim a cidade recentemente passou por uma quarentena no cumprimento dos cuidadosos Decretos que garantiram grande equilíbrio na contaminação e expansão do Covid-19 como relata os boletins diários emitidos pela secretaria de saúde.

 

O município fez e está fazendo o seu papel, o seu dever de casa, até além de suas forças.

 

Embora seja um trabalho de todos, não se verificou até o momento, a participação ativa de vereadores, associação de comércio e entidades ligadas a produção rural entre outras.

 

Digno de reconhecimento, respeito e aplausos  é o trabalho da administração municipal, que só pode ser criticado e combatido  por fake news, fruto da desinformação lamentável ou de uma covardia sem medida.

 

 

                                        POSSÍVEL FOCO DA CONTAMINAÇÃO LOCAL

 

 

Nos últimos dias nota-se um crescimento dos casos de contaminação do Covid-19 em todo o Brasil, em Minas Gerais não está sendo diferente, diversos municípios mineiros registram constantemente aumentos nos seus casos.

 

Há por aí diversas tentativas em explicar este crescimento, porém quando se considera particularidades de municípios e outras questões, muitas destas explicações não se sustentam perante a uma leve observação o bom senso. Portanto quase sempre não convencem quem reflete e observa.

 

Serra do Salitre vinha demonstrando um bom equilíbrio na questão, porém poucos dias depois de sair da quarentena registrou-se o 3º caso da cidade, este   de um trabalhador residente em alojamento junto a outros funcionários de uma empresa que presta serviços a mineradora Yara no município.

 

A partir daí houve a necessária realização de testes de aproximadamente (200)  outros funcionários da mesma empresa e respectivos alojamentos.

 

 Os resultados de tais exames registraram então a descoberta e confirmação de grande salto que elevou o número para 60 pessoas contaminadas com o Covid-19. Foi então confirmado o surto.

 

Estes resultados impõe logicamente uma reflexão que autoriza a perguntar; que tipo de quarentena os trabalhadores recém chegados se sujeitaram?  pois se cumpriram a tal quarentena como se contaminaram? e se algum funcionário não  cumpriu, como foi colocado no  alojamento e nos trabalhos da empresa ? se houve um descumprimento pela Empresa qual a punição recebida? Afinal a contribuição para o aumento dos casos é notória.

 

Dos pacientes constatados com resultados positivos a maioria não apresentaram sintomas, somente uns quatro deles tiveram leves sintomas, nenhum deles até o momento precisaram internação.

Estão todos em isolamento e monitorados, recebendo amplo acompanhamento e atenção  contínua com assistência médica permanente.

 

                                      PACIENTES COM RESULTADOS NEGATIVOS

 

 

Estes pacientes se encontram igualmente em isolados   por aproximadamente 14 dias, recebendo total acompanhamento, atenção e toda assistência necessária.

 

 

                                      TESTE EM MASSA

 

 

O Ministério da Saúde não autoriza realização de teste em massa, não disponibilizando recursos para isso, segundo informações.

 

 O município de Serra do Salitre aderiu ao Plano Minas Consciente seguindo suas regras e orientações.

 

 

 

CHEGADA DE NOVOS TRABALHADORES E FUNCIONAMENTO DA EMPRESA DE MINERAÇÃO

 

 

 

Neste período de colheita grande número de trabalhadores tem chegado quase todos os dias de diversos estados do brasil para trabalhar no município, em lavouras e empresas de suporte a mineração entre outros.

 

Não existe lei de proibição para a entrada dos trabalhadores em qualquer município do país, liberdade que deve ser compreendida e respeitada.

 

Igualmente por lei federal não há maior proibição da execução de certos serviços dentro da mineração, aqueles considerados essenciais pela legislação contido na legislação pertinente.

 

 

                                    O QUE DIZEM MEMBROS DA POPULAÇÃO?

 

 

Nossa reportagem durante estes últimos dias ouviu comerciantes, produtores, pessoas da população urbana e rural e encontrou uma sintonia nas colocações de ambos que podem sim auxiliar na questão.

 

Os raciocínios e solicitações apresentadas por essas pessoas é o objeto e a base do que descreveremos a seguir.

 

Diante dos últimos acontecimentos, é natural que as normas e Decretos sejam aperfeiçoados em conformidade com a situação atual, assim é que observa-se que o desejo popular é criação de uma medida imediata que novos critérios, monitoramentos e punições a empresas e contratantes rurais.

 

 Não podendo permitir, em hipótese alguma, nem suportar que a partir de agora somente a população que acabou de sair de uma longa quarentena  pague o preço sozinha  com mais um isolamento social, comércios fechados, e as empresas e contratantes rurais continuando a receber tranquilamente novos funcionários pelas madrugada.

 

As solicitações populares é que os novos critérios já alcance o controle na chegada dos trabalhadores, (sem jamais querer proibir) mas que saiba de onde vieram, para onde vão, quais são os patrões contratantes, estrutura de alojamento, quarentena acompanhada rigorosamente entre outras medias.

 

A população tem colaborado eficazmente e continuaram colaborando sempre.

 

 Naturalmente existem aqueles poucos que ainda não seguem rigorosamente os critérios, isso acontece em todos os lugares e não é uma exclusividade da nossa cidade.

 

Para os serralitrenses é inadmissível que enquanto a população fica em casa, com comércio fechado em quarentena, se esforçando e contribuindo, os ônibus continue chegando pelas madrugadas e distribuindo trabalhadores sem nenhum critério de segurança e acompanhamento.

 

 Considerando que jamais o empregador vai procurar qualquer órgão fiscalizador para se apresentar número de contratados, mas que deverá ser feito por fiscais, segundo opiniões.

 

Este é um raciocínio popular que colhemos ao ouvir dezenas de pessoas com suas próprias opiniões.

 

Nesta segunda feira 08/ a Câmara Municipal tem a responsabilidade de analisar mais um novo projeto que esperamos possa atender estas reivindicações populares.

 

Nossa reportagem vai acompanhar de perto os trabalhos e deixar a população cada dia mais informada.

 

 

                                  UNIÃO E FORTALECIMENTO

 

 

Neste momento é necessário manter firme a união, reflexão e auxilio na indicação de caminhos seguros, sempre a rumo a dias melhores.

 

Não podemos deixar somente para a Administração Municipal, pois ela inquestionavelmente  já está cumprindo o seu papel de forma sempre responsável e cuidadosa.

 

Nestes últimos 30 anos é sabido e reconhecido que ela é uma das poucas administração que tratou Serra do Salitre com tanta atenção, desenvolvimento, e edificação de importantes  obras.

 

Parabéns ao prefeito Joca e equipe, e ao nosso querido município que segue a passos firmes sempre   rumo ao destino do progresso, vencendo os obstáculos pelos quais todos os outros estão passando, mas triunfando pela força da união e do amor a Serra do Salitre.

 

 

AQUI A NOTÍCIA COM TRADIÇÃO, PROFISSIONALISMO E REAL CREDIBILIDADE

30 ANOS DE JORNALISMO SERRALITRENSE  INDEPENDENTE  – SEM RETOQUES

 

 

Denúncias, reclamações ,informações chame nossa reportagem pelo WHATSAPP : 34.9.9920 - 9190

 

 

 

 

 

Please reload

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Contate nos
Contate nos
Contate nos

            RONDA REGIONAL       

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

VISITE NOSSAS UTILIDADES

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

LEIS MUNICIPAIS

    Serra do Salitre AGORA. Agora você está conectado com nossa cidade e região. 

PARA REPORTAGENS E COMERCIAIS ENTRE EM CONTATO  POR E-MAIL: serradosalitreagora@gmail.com  TEL.:   Whatsapp (34) 9.9912-9190 (vivo)