13 DE AGOSTO - FALECIMENTO DE PADRE JOSÉ VITOR É RELEMBRADO POR PAROQUIANOS
De descendência Polonesa Giuseppe Wiktorowicz (José Vitor) nasceu em em 1905 e chegou ao Brasil em 1927 quando entrou para o seminário dos padres Salesianos em Lavrinhas SP .
Em 1937 foi ordenado padre, a partir daí Padre José Vitor passou a trabalhar na paróquia de Uberaba com Don Almir Marques Ferreira.
Em 31 de dezembro foi designado para Serra do Salitre para substituir o padre Agenor Pedrosa natural da cidade de Igarapava- SP.
Em Serra do Salitre Padre José Vitor trabalhou na paróquia atendendo as capelas onde ia a cavalo.
Os locais como: Catulés, Catiara, Santa Ana de Patos, Cruzeiro da Fortaleza, Brejo Bonito, Salitre de Minas São Benedito, Grota do Cedro, Guariba foram alguns dos locais atendido por ele em uma época dificílima e de poucos recursos.
No dia 13 de agosto de 1988 Padre José Vitor faleceu e foi sepultado no cemitério de Serra do Salitre e posteriormente os restos mortais foram levados para a Igreja Matriz.
Hoje 13/08/2020 os paroquianos relembram com saudade e orações do vigário que mais tempo permaneceu em Serra do Salitre onde dedicou toda sua existência, em uma época em que tudo era mais difícil pois que a cidade ainda tinha poucos recursos.
Inaugurada recentemente Casa da Cultura local abriga boa parte do acervo de livros adquiridos com muito sacrifício e que ele deixou para a cidade, e traz o seu nome: Casa da Cultura Padre José Vitor.
Com a estrutura digna e maravilhosa que a esta casa ganhou, graças a Administração Municipal que valoriza a cultura local e estruturou ali com equipamentos e pessoal hoje é possível visita-la e conhecer mais sobre Padre José Vitor e a cidade de Serra do Salitre.
Diante desta completa e admirável estrutura, cabe agora a seus dirigente diretos, o real e permanente desenvolvimento de novos projetos culturais dos mais diversos que venha de encontro com a valorização de toda cultura local. Tal é a grande esperança que se faz acompanhar pela população serralitrense.