CÂMARA RECEBEU SOLICITAÇÃO PARA PROJETO QUE OBRIGUE EMPRESAS CONTRATAR PERCENTUAL DE PESSOAS LOCAIS


Recentemente a Câmara Municipal de Serra do Salitre recebeu o trabalhador Rosimar Santos Macedo, popular e querido Mazinho.


Atendendo sua solicitação a Câmara democraticamente concedeu espaço na tribuna para suas colocações, cuja reivindicação apresentada está atrelada ao pedido de grande número de trabalhadores do nosso município.


Rosemar solicitou a criação de um projeto, ou mecanismo legal, no qual garanta que um percentual de funcionários contratados por empresas no município, seja pessoa da localidade, seguindo as demais contratações com pessoal de outras cidades. Considerando que as pessoas de Serra do Salitre pouco estão sendo contratadas nas respectivas empresas e principalmente na mineradora local.


Na sua exposição ele apresentou ainda uma reflexão importante, em que a mineradora do complexo local, que com algumas parcerias realizou diversos cursos para mais de 150 pessoas, e na ocasião muita gente deixou emprego para frequentar tais cursos, na única expectativa de serem contratados posteriormente.


No entanto após a certificação nem para entrevistas foram chamados pela empresa, sendo contratado maior número de pessoas de diversas outras localidades, e não de Serra do Salitre.


Em diversos momento a empresa solicitou experiência de vários anos para que a contratação fosse efetivada. Desse modo as pessoas recém capacitadas nos cursos promovidos foram colocadas de fora da oportunidade pois não tinham a experiência exigida.


Ora, se sabiam que precisavam de tantos anos de experiências, porque parcerias e incentivos em cursos ligados a mineração que não iriam proporciona nenhum emprego, nenhuma vantagem para os estudantes, que apesar de concluídos os cursos não possuíam experiência?


Porque tanto barulho com a divulgação de tais cursos na época? Que intenção era essa?


As pessoas que fizeram estes cursos na área de mineração foi exclusivamente visando chances em vagas junto a mineradora, considerando que o município não possui esse tipo de atividade fora desta empresa, sendo desenvolvidos na região outras importantes e valorosas atividades que sempre sustentaram e fortaleceram o município contribuindo ainda na manutenção do meio ambiente, como produções de batatas, café, queijo entre muitas outras.


Baseado nestas e outras reflexões Rosimar Santos (Mazinho) que é tecnólogo em gestão ambiental, técnico eletromecânico ,operador de processos químicos, e que nunca teve nem a chance de uma entrevista junto a mineradora, usou a tribuna da Câmara Municipal para fazer esta defesa de vagas de emprego para as pessoas residentes do município de Serra do Salitre que ficam sempre de fora nas contratações, principalmente pela mineradora Yara.


A reivindicação feita foi para que se crie um projeto de lei ou um mecanismo legal que garanta de todas as empresas estabelecidas no município um percentual de vagas para pessoas da própria localidade.


Nossa reportagem esteve com o Sr. Rosimar Santos e entrevistou o mesmo para saber mais detalhes sobre essa solicitação.

Posteriormente, considerando a importância popular do pedido solicitaremos junto a Câmara qual sua avaliação, possibilidades oi inviabilidade sobre o pedido apresentado, e se algum vereador já se interessou por essa causa nobre que beneficia trabalhadores locais, ultimamente tão esquecidos.


É preciso que alguma autoridade lute pela defesa de vagas de emprego para pessoas de nossa cidade. E igualmente as pessoas averiguarem a chegada de cursos que não traga junto a expectativas de emprego,como esses últimos tão falados, mesmo que venha acompanhado de parcerias convincentes, para depois não serem decepcionados.

Rosemar/ Mazinho



Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black