top of page

COPASA ESTÁ MOBILIZADA EM AÇÕES PARA NORMALIZAR O ABASTECIMENTO EM SERRA DO SALITRE - MG

  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

A Copasa está mobilizada em ações para normalizar o abastecimento em Serra do Salitre. A previsão é que o cenário seja completamente regularizado ao longo da noite de quinta-feira (12/02). Intermitências no fornecimento de água, decorrentes de condições climáticas e problemas operacionais causados por fatores externos, têm afetado a cidade desde a noite de sábado (07/02).


Técnicos da Companhia permanecem monitorando o cenário e realizando manobras operacionais para garantir a distribuição de água a todos os imóveis. As unidades de captação e tratamento estão trabalhando em capacidade reduzida para minimizar os impactos. Geradores também foram usados para dar suporte à operação.


A ajuda da população é fundamental. Todos podem contribuir, adotando um consumo consciente. Ações simples ajudam a economizar água, como: fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba ou lavar louça, abrindo apenas no momento de enxaguar; tomar banhos curtos; juntar a roupa suja e lavar somente uma vez por semana; reaproveitar a água da máquina de lavar para higienizar áreas externas dos imóveis; em vez de lavar o quintal, utilizar a vassoura para limpá-lo; lavar o carro com balde, e não com a mangueira.


Origem das intermitências:

            As fortes chuvas que têm atingido o município de Serra do Salitre causaram o aumento de partículas sólidas na água, situação denominada elevação da turbidez. Tal fator tem ocasionado o entupimento recorrente dos crivos das bombas, canais de sucção de água nos mananciais de captação que atendem o município, os córregos Tavico e Ribeirão Grande.


       Quando isso acontece, as estruturas precisam ser paralisadas para manutenção. Somado a isso, uma falha eletromecânica também atingiu as unidades de bombeamento de água na última segunda-feira (09/02). Os reservatórios dão suporte durante as intervenções para correção, porém, atualmente se encontram com níveis baixos.


As equipes eletromecânicas estão mobilizadas para instalar uma nova bomba no sistema de captação. O equipamento permitirá que as unidades de bombeamento trabalhem em capacidade máxima, acelerando o processo de normalização do abastecimento.

Retorno gradativo


A empresa esclarece que, quando a água retorna após um período de intermitências, os imóveis que a recebem primeiro a utilizam em maior volume, ocasionando aumento abrupto do consumo, o que gera atraso na recuperação dos reservatórios e, por consequência, na regularização do abastecimento, principalmente para as partes mais altas.

Além disso, ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna de maneira instantânea para todos, a normalização do abastecimento acontece gradativamente, à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de bombas, devido à gravidade, a água chega primeiramente aos imóveis de áreas com baixo relevo, e posteriormente, aos imóveis localizados em regiões mais altas, por essa razão, economizar esse recurso neste momento é muito importante.

 

SERRA DO SALITRE AGORA – TRADIÇÃO EM NOTÍCIAS QUE REALMENTE IMPORTAM

 

 

 

 

 
 

            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Serra do Salitre AGORA. Agora você está conectado com nossa cidade e região. 

PARA REPORTAGENS E COMERCIAIS ENTRE EM CONTATO  POR E-MAIL: serradosalitreagora@gmail.com  NOSSO CONTATO WHATSAPP: 34. 9.9732 0033

bottom of page