INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES PRÓXIMO A SEDE DA MINERADORA YARA SE ALASTRA PELA REGIÃO


Um incêndio de grandes proporções iniciado neste último domingo (05), próximo a sede da mineradora Yara/ complexo Serra do Salitre vem devastando todas as áreas, reservas, fazendas, currais, tudo ardendo em chamas provocando inquietação e desespero aos moradores de toda região.


O incêndio iniciou neste último domingo por volta das 12:00Horas vindo das proximidades da mineradora.


Ao avistarem as chamas, moradores imediatamente foram até a empresa para pedir providencias, onde encontraram dois funcionários para os quais foram relatados a gravidade em que se poderia tornar, caso o fogo não fosse combatido rapidamente.


Enquanto o fogo se alastrava moradores tentavam salvar animais, tratores e residência por onde o fogo se dirigia levado pelo vento.


Aproximadamente 03 horas após receber a informação, uma das propriedades próximas a mineradora já estava queimada.

Foi quando chegaram cerca de 10 pessoas da empresa com 01 caminhão pipa para tentar contornar o fogo na fazenda seguinte, onde tentaram resfriar as proximidades da casa, no entanto tudo estava sendo devastado, curral, tronco, cercas e variadas espécies de animais tentando se salvar.


Chegaram também o corpo de bombeiros em um total de 02 policiais em uma caminhonete, que certificando o terreno de serra e o rápido avanço do fogo concluíram que não havia como apagar, ficando apenas no suporte possível a alguns fazendeiros e o registro dos fatos, indo embora em seguida.


Por onde o fogo passa o rastro é desolador, lamentável, tal como se tivesse explodido uma bomba e transformado o que era verde em cinzas.


Fazendeiros que perderam animais, cercas plantações etc. Só tristeza.


Pela estimativa de moradores da região, até o fechamento desta matéria já havia queimado mais de 400 hectares.

A nossa reportagem durante toda esta segunda foi registrar os fatos e ouvir fazendeiros proprietários de terras que viram tudo se perder.


Proprietários nos informaram que há uma semana antes havia falado com funcionária da mineradora que deveria fazer os aceiros, amplia-los para evitar possíveis incêndios, ao que teria respondido que tudo estava sob controle.


Confrontantes com a mineradora relataram não possuir abertura e nenhuma boa vontade da empresa para o diálogo e exposição de problemas, como a falta de água nas fazendas da região entre outros. E ainda não tem visto nenhum monitoramento no cuidado ambiental, nem a presença de órgãos como SUPRAM, IEF, IBAMA, etc, para averiguar o gritante desleixo com as áreas de preservação, antes dessa terrível queimada.


Perguntando nossa reportagem sobre as notas informativas emitidas pela empresa em casos assim, moradores vizinhos responderam que tais notas, tem convencido pouco ou nada, pois que não consultam a realidade dos fatos junto aos moradores e que muitas vezes não mencionam ou não encaixam na situação real do que se pretende explicar ou justificar.

A esperança, dizem alguns, é que agora com novos proprietários quem sabe será possível estabelecer um diálogo com a comunidade serralitrense e com os proprietários vizinhos, considerando que a mineradora Yara vendeu o projeto de mineração de Serra do Salitre a EuroChem Mineral e Chemical.


É certo que a população serralitrense e igualmente os moradores vizinhos da mineradora, esperam que a nova empresa tenha melhor contato com todos, não imitando em nada a deficiência desse importante diálogo que faltaram a Galvani e a Yara, o que se lamenta muito e se comenta até os dias de hoje.


Cabe-nos aguardar e atentamente observar qual a iniciativa terão depois da gravidade deste incêndio. Se melhoram o diálogo entre a empresa e a vizinhanças.


REPORTAGEM / Jornalista Ernandes Pereira


A NOTÍCIA COM TRADIÇÃO, PROFISSIONALISMO E REAL CREDIBILIDADE



RECEBEMOS DA YARA A SEGUINTE NOTA:


A Yara informa que no dia 05/09 um incêndio iniciado fora de suas propriedades atingiu algumas de suas áreas verdes em Serra do Salitre, MG. Assim que tomou conhecimento dos eventos, a empresa comunicou as autoridades e deslocou sua brigada e caminhões pipa para combate ao incêndio, auxiliando inclusive no combate do fogo nos imóveis do entorno e fornecendo água potável, quando solicitado pelos proprietários vizinhos.


A brigada de incêndio atuou durante toda a noite de domingo, possibilitando o controle, no entanto, um novo foco atingiu uma área fechada, local em que, por questões de segurança, não é recomendável o acesso pelos brigadista. A empresa segue monitorando a área preventivamente, 24h por dia.











Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black