MORRE O POETA ACRÍSIO ROCHA
Em Serra do Salitre (MG), que fora um cenário de inspiração para o querido poeta Acrisio Rocha, hoje paira um profundo pesar com a sua morte na fria manhã deste dia 17/07.
Ele nasceu na vizinha cidade de Rio Paranaíba em 1951, onde conheceu sua esposa Senia, e deste casamento o casal teve cinco filhos.
Em 1977 a família mudou-se para Serra do Salitre, onde são residentes atualmente.
No município, Acrísio era produtor rural, mas sua paixão era a poesia. Publicou livros e preparava para editar mais um exemplar de novas poesias para as comemorações dos 100 anos de emancipação política de sua cidade natal Rio Paranaíba
.
Desde muito cedo, ele encontrou conforto e expressão na poesia. Sua mente fértil dançava entre as estrofes, esculpindo retratos de beleza e igualmente o reflexo das experiências compartilhadas pela comunidade serralitrense e rio paranaibense .
Suas palavras fluíam como rios límpidos, tocando as almas dos leitores com cada verso que brotava de sua caneta. As duas cidades eram sua musa inabalável e ele as honrava com sua poesia, como horava a sua gente.
Ele capturou nos seus versos a essência dos momentos mais simples, dos casos e pessoas destas localidades. Sua poesia assim unia as pessoas, fortalecendo os laços frágeis, que por vezes o cotidiano insistia em desgastar.
Com o passar dos anos, a doença que chegou foi deixando o nosso poeta mais recluso em sua casa, mas nunca parou de fazer os seus versos, recebendo os amigos todos os dias com grande sorriso, cordialidade e bom humor.
Seus poemas era um legado vivo, um presente que enriquecia a cultura e o coração de tantos que os absorviam.
A notícia de sua morte logo pela manhã deste dia 17/07, trouxe uma tristeza profunda que envolveu a cidade, mas sabemos que embora sua morte deixa um vazio em muitos corações, sua presença deverá persistir, seus poemas permanecerão como um testemunho do poder da arte e da capacidade humana de criar algo belo e significativo. Sua lembrança perdurará para sempre na alma da cidade e no coração de todos aqueles que tiveram a felicidade de conhece-lo através de seus versos.
O corpo do poeta Acrisio Rocha está sendo velado na Igreja Presbiteriana de Serra do Salitre, e o sepultamento será ás 18:00 horas no cemitério de Serra do Salitre.
REPORTAGEM / Ernandes Pereira