ORIGEM DO FERIADO MUNICIPAL DO PADROEIRO DE SERRA DO SALITRE - MG.


De origem francesa (Narbonne) e de cidadania romana, Sebastião se tornou um dos mártires mais conhecidos da Igreja Católica Romana. No Século III da era cristã, no auge de sua juventude


entrou para exército romano e fora nomeado Capitão da guarda pretoriana do imperador Diocleciano de quem gozava de amizade e prestígio. Mesmo pertencendo a alto posto no império, Sebastião era fiel a fé em Cristo e a exercia em segredo, pois em sua época a nova religião cristã era severamente proibida.


Denunciado ao imperador, Sebastião foi condenado a morte, porem sobreviveu aos ferimentos de flechas e motivado por força sobrenatural apresentou-se ao imperador para reafirmar junto dele sua fé e dar testemunho de seu amor por Cristo. Desta forma, Diocleciano mandou espancá-lo até a morte. Seu corpo foi recolhido por uma mulher piedosa e enterrado em uma catacumba em Roma.


Por sua vida heroica e por seu testemunho de sangue, Sebastião foi elevado a honra dos altares, como modelo de fé para todos os cristãos católicos.


Séculos se passaram e a mais de 9.000 quilômetros de Roma, nas longínquas terras da então Província de Minas Gerais, nos primórdios do Século XIXum pequeno povoado se formava sobre a proteção do Mártir São Sebastião; que alguns anos mais tarde foi elevado a Distrito, doravante Vila e em 12 de dezembro de 1953 conseguiu sua emancipação pela Lei Municipal 1039, desmembrando-se da cidade de Patrocínio.


Neste interim de tempo - de povoado a Município - o povo aqui vivente devota-se a ter como patrono aquele que derramou seu sangue por amor a Cristo. Em sua memória e cuidado o tornaram oficialmente seu padroeiro e lhe edificaram a atual igreja Matriz. Em 20 de abril de 1993, promulgou-se a Lei Municipal 230 que efetivava o feriado de comemoração as festividades do Patrono São Sebastião.


Em virtude desta data, há anos a Paroquia de São Sebastião de Serra do Salitre solene e tradicionalmente celebra o novenário ao santo com a celebração da Santa Missa, leilões e campanhas àquele que em nome de Deus protege e intercede pelo povo serralitrense. Inspirados pelo exemplo de São Sebastião, o dia 20 de janeiro é um feriado que convida à correção enérgica de algumas mazelas que afligem nossa sociedade, propondo a conversão e amor filial a Cristo. Além de exaltar a santidade de Deus, presente na vida de seus servos, essas solenidades – de modo particular em suas festas nos ajudam no plano espiritual como diz o Missal Romano no Prefácio I dos Santos:


“Nos vossos santos e santas ofereceis um exemplo para a nossa vida, a comunhão que nos une, a intercessão que nos ajuda. Assistidos por tão grande testemunhas, possamos correr, com perseverança, no certame que nos é proposto e receber com eles a coroa imperecível”.



Texto: Geovani Junior Fotos: Anderson Cunha

Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black