PRESIDENTE DA CÂMARA FAZ INDICAÇÃO E EXPÕE PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE ESCOLA MUNICIPAL EM SERRA DO SALITRE
- Serra do Salitre Agora
- há 13 minutos
- 3 min de leitura

A Indicação 007/25 apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Serra do Salitre (MG), na última reunião do dia 23/09, que aconteceu na comunidade de Abacaxis, foi objeto de espanto e comentário da população. Espanto porque não se pensava de ainda existir escolas tão mal cuidadas como nas condições apresentadas por ele na indicação.
Na indicação referida, o presidente da Câmara apontou e revelou o estado de desmantelo em que se encontra a escola municipal daquela localidade e também as péssimas condições das estradas ali.
Ele pede que se realizem serviços de patrolamento e manutenção das estradas rurais daquela comunidade e a finalização da reforma da escola municipal Paulo VI.
Relata que aquela comunidade tem enfrentado dificuldades no tráfego diário em razão das más condições das estradas; pede a reforma da escola cuja obra permanece inacabada, inclusive a pintura. A instituição, diz ele na indicação, não possui sala de informática, apesar de já contar com 15 computadores parados sem utilização. Refere ainda a necessidade de verificar se os aparelhos de ar-condicionado chegaram até a referida escola rural, conforme pedido dos moradores.
Aquela comunidade escolar, diz ele, enfrenta situações preocupantes como: a cozinha em condições inadequadas, pequena, sem espaço apropriado para armazenamento de alimentos e utensílios, tornando indispensável sua ampliação. O imóvel atual emprestado está com infestação de bichos e os banheiros também apresentam problemas na descarga, que chega a retornar água, prejudicando a higiene dos alunos. Conclui o presidente em sua substanciosa e esclarecedora indicação.
As reivindicações parecem justas, no entanto, após a apresentação e aprovação no plenário da Câmara a tal indicação, o mesmo presidente foi procurado por populares para disponibilizar cópia da indicação e, para surpresa de todos, negou terminantemente a entrega, demonstrando estar desprovido de conhecimento básico da própria Constituição.
Tal postura afronta a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e ignora princípios básicos da transparência pública, que garantem a qualquer cidadão o direito de conhecer os atos da administração. Ao agir assim, o presidente demonstra desconhecimento, despreparo e desrespeito às normas legais, além de com essa conduta se portar como se fosse um chefe supremo acima do povo e da própria lei. Atitude que deve causar suprema vergonha para aquela casa de leis, vergonha que faz corar a face de qualquer pessoa mais instruída.
É lamentável ver que a conduta de alguém que ocupa um cargo passageiro e caminhando para o final de uma gestão de presidente da Câmara com trabalho sem muito destaque – função que deveria ser marcada pela abertura, clareza e serviço ao interesse coletivo – se julgue superior e acima da obrigação de prestar contas à população que o elegeu. E preciso aprender a considerar e respeitar os cidadãos que proporciona diárias, transportes e até cursinhos rápidos para membros da Câmara Municipal postar no Instagram, pois é o povo, os verdadeiros contribuintes quem paga tudo isso quando é requerido.
Após a apresentação da referida indicação no plenário da Câmara , nossa redação foi informada por populares que a administração municipal se apressou em comparecer naquela localidade junto a escola para organizar melhor o que fora exposto na reunião. Isso é bom, por isso não admiremos se em breve nos apresentará no frontispício do instagram da prefeitura a resolução dos problemas ou parte deles. Atenção rápida é sempre melhor.
TRADIÇÃO E REAL CREDIBILIDADE NO JORNALISMO REGIONAL
A NOTÍCIA INDEPENDENTE, SEM RETOQUES E SEM MAQUIAGEM ESTÁ AQUI