ROMEIROS DE SÃO GOTARDO E CIDADES VIZINHAS PASSAM PELO MUNICÍPIO DE SERRA DO SALITRE RUMO A ROMARIA
- Serra do Salitre Agora
- 8 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

A fé e a devoção a Nossa Senhora da Abadia, muitas vezes transmitida de pai para filho, e pela qual muitos uma vez por ano caminham vários quilômetros a pé para agradecer a Nossa Senhora as graças recebidas é profundamente enraizada em tradições religiosas, valores familiares e um senso de propósito espiritual. Essa tradição não é apenas um ato de devoção individual, também uma expressão coletiva de conexão com Deus.
A jornada anual de romeiros é mais que uma simples caminhada física. Ela representa além da fé um compromisso de dedicação, sacrifício e gratidão.
A devoção a Nossa Senhora da Abadia e a busca por graças concedidas através da fé são valores centrais que são reforçados durante essa jornada.
Nesta terça- feira (8), nossa reportagem esteve junto a barraca de apoio aos romeiros localizada na Fazenda Engenho,municipio de Serra do do Salitre, e de propriedade do Dr. Nilton, Ex superintendente do INCRA ,cuja bondade se manifestou de maneira notável ao ceder espaço e melhor estrutura para abrigar mais de 100 romeiros que estão percorrendo o grande trajeto em direção a cidade de Romaria no Triângulo Mineiro, movidos por uma fé profunda em Nossa Senhora. Sua generosidade se tornou visível ao abrir as portas de sua propriedade e disponibilizar recursos complementares para melhor acomodação e auxilio a esses romeiros durante sua trajetória espiritual. Ao permitir que os romeiros continue sua caminhada rumo ao Santuário de Romaria, o Dr. Nilton se torna parte integrante dessa jornada espiritual, contribuindo para o fortalecimento da fé e a devoção dessas pessoas.
O grupo que visitamos, é coordenado pela simpatia e o carisma de Maria de Fátima Vieira e Gilberto Martins, com importante apoio da cordialidade e dinamismo de Aline Melo ,Rita Luiza entre diversos outros colaboradores. Vimos nele a beleza da união, do respeito e da fé de cada romeiro. Quanta gente maravilhosa e cheia de fé. Pessoas de São Gotardo e cidades vizinhas compõe esse harmonioso grupo.
As cozinheiras cuja dedicação e habilidade na preparação do almoço e jantar são dignas de admiração e refletem amor, dedicação e atenção aos detalhes.
Igualmente observamos no trabalho dos montadores de barracas que possui uma notável habilidade na criação das estruturas temporárias a atender as necessidades dos romeiros durante o descanso, garantindo conforto, segurança e funcionabilidade, desempenhando assim um papel importantíssimo. Observamos o cuidado que tiveram em construir também um espaço para oração dos romeiros, onde se ergueu carinhosamente um altar com a imagem de Nossa Senhora da Abadia.
Como Maria, a mãe de Jesus deve estar feliz em ver o esforço e o infinito amor de seus filhos, que todos os anos vão contemplar de perto sua doce imagem na igreja de Romaria, com a certeza de que do céu ela se ocupa com solicitude tocante das necessidades de cada um de seus filhos, velando-os, protegendo-os, consolando-os, encorajando-os, formando-os na virtude, para os ajudar a conquistar o trono que a Providencia eterna lhes predestinou.
Reportagem / ERNANDES PEREIRA







