SERRA DO SALITRE COMPLETA 66 ANOS DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO


A aquisição de terras por grandes fazendeiros dedicados a criação de gado e cultura do café, gerou igualmente diversos empregos que atraiam pessoas de várias localidades para o pequeno povoado que aos poucos viu erguer-se diversas casas, muitas delas de pau a pique rebocadas com estrume de vaca.


Assim o pequeno povoado crescia, quem tinha mais dinheiro se destacava em investimentos importantes, como o caso de Maria Esmeria possuidora de escravos e que construiu imponente casarão no largo da hoje praça da Matriz.


Em 1888 aparece uma figura de barbas longas e cabelos prateados (José Antônio), que com sua família passa a residir próximo do povoado no tranquilo lugar chamado boqueirão (Hoje região da Fazenda Lavrinhas) ,mas ninguém imaginava que aquele homem de olhar sereno seria mais tarde o causador de um massacre. Dizia ele ver no céu um cortejo de anjos e ouvia vozes do além, sendo procurado por grande multidão para curas e orações que era obrigadas a grandes sacrifícios, até que então o Juiz de direito de Patrocínio Elói Davi Benedito Otoni resolveu dar fim nos rituais , mas foram resistido juntamente com os auxiliares dos quais muitos morreram e ele próprio fora ferido. Num segundo embate a tropa do juiz era mais numerosa e forte, conseguiram abater o “profeta” Antônio e seus filhos e demais membros que resistiram.


Na constante chegada de diversas pessoas e famílias, vieram igualmente aqueles que possuíam também importantes ofícios, como; pedreiros, sapateiros, alfaiates, pessoas ligadas a música, ao ensino das letras e aos poucos o lugarejo foi se ampliando, onde agora a população já bem maior se animou até mesmo para a construção de uma pequena igreja, tal já era o número de habitantes existentes que já não era possível reunir-se mais em casa, era necessário a construção de um pequeno templo.


Quando as coisas se encontravam neste ponto no pequeno povoado, lá na fazenda Fortaleza, hoje município de Cruzeiro da Fortaleza, o dono de terras e escravos Luiz Manoel Leite de Alcobaça, que recebera a patente de Capitão de Ordenança do distrito de Santa Ana da Barra do Espírito Santo em 1827, entrou em atrito com o padre daquela localidade (Santana de Patos), ao não aceitar que o padre José de Brito Freire, Cura e eleitor daquela guarda fizesse uma eleição para votar quem seria o Capitão da nova Guarda. O Capitão achou uma ofensa esta proposta, pois ele já era o Capitão. A indisposição foi tanta que o Capitão Luis Manoel saiu de mudança da Fazenda Fortaleza com a família e veio para Serra do Salitre, contribuindo na realização do sonho daquela gente na construção da pequena igreja iniciada em 1834.


O tempo passou, a população só crescia e chegamos em 12 de dezembro de 1953 quando então a Lei 1039 criou o município de Serra do Salitre, mas somente em 06 de janeiro de 1954 foi oficialmente instalado com a nomeação do intendente Pedro Diniz Romão. Esta é a data que hoje se comemora no município.


O Conselho de Cultura de Serra do Salitre poderia aproveitar mais e melhor as admiráveis estruturas físicas e de equipamentos etc , sempre disponibilizados pela zelosa administração municipal para juntamente a Secretaria de Educação promover uma maior valorização da cultura e da história da cidade nos seus diversos aspectos.


E sabido que a promoção de festa de eleição da rainha uma vez por ano, ainda pode ter o seu valor, no entanto não se pode limitar somente nisto. Nossa cultura é muito mais ampla, por isso o olhar deve ser abrangente e um calendário organizado com reais promoções de eventos que contemple toda nossa rica cultura já deve ser pensado


Assim saindo-se desta espécie de letargia, teremos datas como estas sendo efetivamente comemoradas pelos nossos órgãos de cultura cujo objetivo único é bem a atenção aos fatos culturais.


REPÓRTER /PESQUISADOR Ernandes Pereira



Primeira capela de Serra do Salitre

Casa construida por Maria Esmeria

Serra do Salitre AGORA

Serra do Salitre AGORA

Siga-nos "Em todos"
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black

            RONDA REGIONAL       

LEIS MUNICIPAIS

 NOTA FISCAL ELETRONICA MUNICIPAL (CLIQUE AQUI!)

VISITE NOSSAS UTILIDADES

SIGA-NOS EM NOSSOS CANAIS

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Google+ Basic Black